25.1.07

EM DEFESA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

No último sábado, 20/01, o Jornal Pequeno publicou matéria na qual o deputado Pedro Veloso declarou que “se fala em boca pequena” que a promotora de Pio XII, Dra Ilma de Paiva Pereira, “recebe mensalão do prefeito de Pio XII”, Mundiquinho Batalha. Pedro Veloso disse ainda que a Dra Ilma “deveria se preocupar com o expediente da comarca, já que chega a passar até quinze dias sem aparecer na cidade”. As declarações foram feitas depois que a promotora revelou à imprensa que os salários do escrivão e do servente da delegacia de Pio XII são pagos por Pedro Veloso. Mostrou, além disso, as condições precárias em que funciona a delegacia.

A atitude de Pedro Veloso não é estranha, para quem conhece a habitual prepotência com que costuma agir. Contudo, o fato nos indica questões bem mais graves que um gesto impensado e arrogante.

O município de Pio XII é palco de uma disputa que envolve o grupo de Pedro Veloso e o do atual prefeito Mundiquinho. A disputa entre os dois grupos está baseada somente em rivalidades pessoais, uma vez que ambos possuem o mesmo projeto político: o de fazer do poder um instrumento de repressão contra os que ousam questioná-los e de manutenção dos privilégios de uma panelinha. Daí o fato de brigarem para ver quem controla a força policial da cidade.

Os dois grupos políticos sempre se revezaram no poder local e o resultado é uma catástrofe: o município de Pio XII está entre os 150 mais pobres do Brasil.

A investida de Pedro Veloso contra a Dra Ilma em nada difere das opiniões do prefeito Mundiquinho e seus seguidores. Mundiquinho declarou certa vez, por exemplo, em pleno prédio do Ministério Público, que não adiantava ser prefeito com os seus poderes sendo limitados pelo trabalho da promotoria. Seus secretários estão cansados de dizer que a Dra Ilma não trabalha, como declarou recentemente José Mário Rios de Sousa Sobrinho, secretário de administração do município, tudo porque o Ministério Público tem agido contra alguns dos abusos cometidos pelo prefeito e seu secretariado.

Constatamos, assim, que Pedro Veloso e Mundiquinho Batalha possuem idéias semelhantes quando o assunto é Ministério Público: preferem ignorar, ridicularizar ou tentar levar ao descrédito o trabalho da instituição. E por que fazem isso? Porque desde que a Dra Ilma chegou em Pio XII os cidadãos piodozenses, principalmente os mais humildes, estão descobrindo que, quando se trata de ir atrás de alguns dos seus direitos, não precisam depender dos velhacos políticos locais, que os engabelam a cada eleição, podendo contar com o Ministério Público para encaminhar muitas de suas apreensões.

É necessário, assim, que as organizações sindicais e populares defendam o trabalho realizado pela Dra Ilma de Paiva Pereira contra as tentativas dos oligarcas locais de calar a voz do Ministério Público e dos cidadãos piodozenses.

S I N S P P I

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PIO XII

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home