9.8.08

Memória sindical: 2005 - Mundiquinho queria todos na rua da amargura

A partir dessa edição, o Dignidade Pública irá relembrar nossas lutas, nossas vitórias e nossa contribuição para que hoje os servidores municipais de Pio XII tenham um pouco mais de respeito do que tinham no passado. Para começar, vamos desfazer uma mentira bastante divulgada nesses dias, que diz que o atual prefeito preocupa-se com os servidores. A verdade é que em seus planos iniciais, o prefeito Mundiquinho nunca pensou em valorizar os servidores municipais e tratá-los com respeito. Vamos aos fatos?

Logo que assumiu, em janeiro de 2005, Mundiquinho colocou no olho da rua vários funcionários da Unidade Mista São Sebastião; assim, sem mais nem menos. Foi preciso que o SINSPPI entrasse na Justiça de Trabalho para que os funcionários voltassem para seus empregos. Vitória da luta sindical.

Mesmo assim, Mundiquinho e seu malévolo secretariado não desistiram. Inventaram, então, um recadastramento. Enquanto isso, os funcionários iam trabalhar, chegavam aos seus locais de trabalho e encontravam um capataz do prefeito que os mandava pra casa. Durante dois meses, 300 servidores ficaram sem pagamento. O SINSPPI procurou a prefeitura para que a situação fosse resolvida. As palavras do secretário de Administração, José Mário Rios de Sousa Sobrinho, foram: “vão pra justiça”.

A maldade de Mundiquinho e seus secretários consistia no seguinte pensamento: a gente tira o emprego deles, eles vão pra justiça, vai demorar mais de dez anos pra sair o resultado final dos processos e a gente se livra desses abestalhados. Pois é, mas esse plano diabólico deu com os burros n’água. Sabe por quê? Porque o SINSPPI denunciou o fato ao Ministério Público, que entrou com uma ação civil pública contra Mundiquinho. Resultado: no dia 10 de março de 2005, as contas da prefeitura foram bloqueadas para o pagamento dos servidores e ninguém foi demitido. Ou seja: no início de seu governo, Mundiquinho ia mandar pra rua da amargura cerca de 300 servidores e só não conseguiu graças ao empenho do SINSPPI.

Essas duas importantes vitórias em 2005 mostraram que algo de novo estava acontecendo na história de Pio XII. O recado que o SINSPPI deu para Mundiquinho vale para todos os futuros prefeitos: daqui pra frente nenhum prefeito vai poder governar como se tivesse um rei na barriga. É tão difícil entender isso?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home